Cientificamente OVO

Posted by ovolol On 0 comentários

Diagrama de um ovo - Legenda:
1 - Conquilha ou casca
2 - Membrana externa
3 - Membrana interna
4 - Calaza
5 - Albumina exterior
6 - Albumina média ou clara
7 - Membrana vitelina
8 - Núcleo
9 - Gérmen
10 - Gema amarela
11 - Gema branca
12 - Albumina interior
13 - Calaza
14 - Câmara de Ar
15 - Conquilha ou cascaDo ponto de vista da biologia, o ovo é o Zigoto dos animais. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo(pronúcleo feminino, haplóide) com o núcleo do espermatozóide (pronúcleo masculino, haplóide) por cariogamia, o que dá origem à célula diplóide denominada ovo ou zigoto.

Do ponto de vista da biologia, o ovo é o Zigoto dos animais. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo(pronúcleo feminino, haplóide) com o núcleo do espermatozóide (pronúcleo masculino, haplóide) por cariogamia, o que dá origem à célula diplóide denominada ovo ou zigoto.

Nos Seres Humanos, bem como na maioria dos mamíferos, para que esta célula se forme é necessário que umespermatozóide “atravesse” a zona pelúcida (que reveste o ovócito II e o 1º glóbulo polar) de modo a “introduzir” o seu núcleo no ovócito II que se encontra em metafase II — Fecundação. Em virtude deste “estímulo” termina a meiose originando o óvuloe o 2º glóbulo polar (que irá degenerar juntamente com o 1º glóbulo polar anteriormente formado). Como agora no interior doóvulo se encontra o seu pronúcleo (pronúcleo feminino) e o pronúcleo masculino (oriundo do espermatozóide), vão-se fundir (cariogamia) originando o ovo ou zigoto (diplóide). Algo fundamental na reprodução sexuada.

Mórula resulta das mitoses sucessivas a partir do ovo, originando um embrião com mais de 16 células.

Já o blastocisto resulta da mórula que depois de sofrer cavitação, apresenta conteúdo líquido no seu interior.

[editar]Tipos de ovos

O ovo animal é classificado com base na quantidade e distribuição de vitelo que há em seu citoplasma. Pode ser oligolécito, heterolécito, telolécito ou centrolécito[1].

  • Ovos oligolécitos são aqueles que possuem pouco vitelo, distribuído de forma homogénea por todo o citoplasma. Contudo há um leve acúmulo de vitelo em um dos pólos, que passa a se chamar pólo vegetativo. O outro pólo passa a se chamar pólo animal. Animais com esse tipo de ovo são os mamíferos, anfioxos e equinodermos.
  • Ovos heterolécitos ou Ovos mesolécitos são aqueles que possuem grande quantidade de vitelo, distribuída de forma não-homogénea. O pólo vegetativo apresenta uma concentração muito maior de vitelo em relação ao pólo animal. Animais com esse tipo de ovo são os moluscos, anfíbios e anelídeos.
  • Ovos telolécitos ou Ovos megalécitos são aqueles que possuem uma quantidade de vitelo tão grande (ainda maior que a do heterolécito) que faz com que as estruturas citoplamáticas e o núcleo fiquem totalmente no pólo animal do ovo. Animais com esse tipo de ovo são as aves, os peixes que produzem pequena quantidade de ovócitos, e os répteis.
  • Ovos centrolécitos são aqueles que possuem o vitelo concentrado ao redor do núcleo. Esse ovo não possui pólos e está presente nos artrópodes.
  • " RESUMINDO: TROCINHO BRANCO QUE SAI DO TOBA DAS AVES SERVINDO PRA FAZER UMA PANCADA DE RANGO E GERANDO UMA DAS MAIS BELAS COMBINAÇÕES DA HISTORIA O "PÃO COM OVO" CLARO QUE FRITO COZIDO OU MEXIDO TAMBEM NÃO É NADA MAL!"

0 comentários:

Postar um comentário